• lumensatuarial

RANKING DE SITUAÇÃO PREVIDENCIÁRIA - ISP RPPS


Nos últimos anos a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda vem implementando diversas ações relacionadas à evolução do segmento de previdência social dos servidores públicos e uma das ações mais importantes foi a instituição do Indicador de Situação Previdenciária - ISP.

O objetivo deste indicador é fornecer critérios de análise mais objetivos sobre a real situação do RPPS, possibilitando a comparação com os de outros entes da federação e dando maior visibilidade social e transparência sobre o desempenho da gestão.

Os critérios de apuração do ISP foram segregados em três grandes grupos que, juntos, abrangem a maioria dos aspectos críticos relacionados à gestão de um RPPS.

Segundo o Secretário de Previdência, Marcelo Caetano, o ISP é capaz de fornecer um diagnóstico mais aprimorado e abrangente sobre a gestão previdenciária dos RPPS, principalmente no que tange ao cumprimento das normas, transparência e equilíbrio atuarial.

O ISP possui uma escala que varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1 melhor seu desempenho.

Assim, para que um RPPS seja considerado como detentor de um bom desempenho de gestão, seu ISP deve ser superior à média nacional, que atualmente equivale a 0,591.

RANKING DE SITUAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Com base nos dados do ISP a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda disponibilizou em seu site o ranking dos RPPS's brasileiros, onde avalia e classifica os 2.123 entes federativos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social.

Na primeira edição do Ranking, divulgada no segundo semestre de 2017, os RPPS's de Santa Catarina apresentaram o melhor desempenho geral dentre os estados brasileiros, seguidos de perto pelos RPPS's do Mato Grosso. Respectivamente o ISP apurado para tais estados foi de 0,765 e 0,761.

Já na segunda edição, referente ao 1º semestre de 2018, os RPPS's do Mato grosso superaram os catarinenses e assumiram a primeira colocação.

Classificação dos 5 melhores estados segundo o Indicador de Situação Previdenciária.

COMEMORAÇÕES

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui.

Já os dados completos do ranking ISP 1º semestre de 2018 podem ser acessados clicando aqui.

#RPPS

0 visualização