• lumensatuarial

II ENCONTRO LUMENS ATUARIAL DE GESTÃO EM RPPS


17 e 18 de Dezembro - Porto Alegre - RS

A LUMENS ATUARIAL está organizando seu 2º Encontro de Gestão em RPPS na cidade de Porto Alegre (RS), tendo como foco a capacitação aos dirigentes e profissionais de Regimes Próprios de Previdência Social, especialmente sobre o tema Gestão Atuarial, HAJA VISTA A PUBLICAÇÃO DA PORTARIA 464 de 19 de novembro de 2018.

O Encontro ocorrerá nos dias 17 e 18 de dezembro e contará com apoio e participação de profissionais da Consultoria REFERÊNCIA, de Porto Alegre, e do ICQ BRASIL, Instituto de Certificação credenciado pela Secretaria de Previdência no programa PRÓ-GESTÃO, que visa a implementação das melhores práticas de gestão aos RPPS de todo o Brasil.

Serão ministrados módulos de GESTÃO CONTÁBIL, GESTÃO DE INVESTIMENTOS, PRÓ-GESTÃO, E GESTÃO ATUARIAL por profissionais de ampla capacidade e experiência no ramo, trazendo de forma didática e prática os diferentes aspectos que envolvem os temas.

PROGRAMAÇÃO

DIA 17/12/2018 - SEGUNDA-FEIRA

12:00 às 13:00 - CREDENCIAMENTO

13:00 às 13:30 - ABERTURA INSTITUCIONAL DO ENCONTRO

13:30 às 18:00 - A GESTÃO ATUARIAL À LUZ DA PORTARIA 464/2018

- Principais conceitos da Ciência Atuarial aplicada aos RPPS; - Hipóteses Atuariais e Gestão do Risco Atuarial; - Regimes Financeiros e Métodos Atuariais; - Avaliações Atuariais; - Métodos de Amortização dos Déficits Atuariais; - Segregação de Massas;

DIA 18/12/2018 - TERÇA-FEIRA

8:00 às 10:00 - PRÁTICAS ATUARIAIS À LUZ DA PORTARIA 464/2018

- A implementação das novas regras da Portaria 464/2018; - Aspectos críticos, desafios e oportunidades.

10:30 às 13:00 - PRÓ-GESTÃO – PARTICIPAÇÃO DO ICQ BRASIL

- Introdução à certificação; - Histórico do modelo de Certificação Institucional; - Aspectos gerais: objetivos, premissas, adesão, dimensões, níveis de aderência; - Dimensões do Pró-Gestão; - Requisitos básicos para o sucesso da Gestão; - Procedimentos para adesão e Certificação.

14:00 as 15:00 - GESTÃO CONTÁBIL

- Aspectos Gerais dos Demonstrativos Contábeis

- Orientações acerca da Matriz de Saldos Contábeis (MSC);

- Envio das informações e dos dados contábeis, orçamentários e fiscais pelo SICONFI;

15:00 as 16:00 - GESTÃO DE INVESTIMENTOS

- Resolução CMN nº 3.922/2010 alterada pela Resolução CMN nº 4.604 /2017; - Impacto da Resolução CMN Nº 4.604/2017 nos demonstrativos obrigatórios; - DAIR/DPIN; - NOTIFICAÇÕES SOBRE AS IRREGULARIDADES DAIR/DPIN; - Credenciamentos dos Bancos; - Perspectivas econômicas encerramento de exercício 2018; - Perspectivas econômicas exercício 2019;

16:00 às 16:30 - ENCERRAMENTO

CURRÍCULO DOS MINISTRANTES

RAFAEL PORTO DE ALMEIDA

Atuário, com bacharelado pela UFMG. Mestre em Finanças e Desenvolvimento Econômico pela UFSC. Pós-Graduado em Gestão da Previdência Complementar pelo CESUSC/SC. Consultor Atuarial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) responsável pela elaboração da primeira Avaliação Atuarial do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) brasileiro. Atua desde 2006 no ramo de Previdência Complementar Fechada e Regimes Próprios de Previdência Social e, por 2 anos, atuou na Quanta Previdência, maior entidade de previdência associativa do Brasil. Professor da Disciplina “Análise de Riscos” e “Noções Atuariais” do Curso de Pós-Graduação em Demografia e Atuária da UFRN. Curso realizado em Brasília para os Auditores do Ministério da Previdência Social, servidores do RGPS e da Coordenação Geral de Auditoria, Atuária e Investimentos da Secretaria de Previdência Social (SPS). Professor das disciplinas de “Práticas Atuariais” e “Gestão de Riscos Atuariais” da Pós-Graduação em Gestão da Previdência Complementar do CESUSC. Participou por 2 anos da comissão de atuária da Abrapp (Regional Sul). Participou ainda como Consultor atuarial em projetos de desenvolvimento de softwares de Gestão Atuarial e Asset Liability Management (ALM) para Entidades de Previdência Complementar.

GUILHERME WALTER Atuário, com bacharelado pela UFRGS. Pós-Graduado em Gestão da Previdência Complementar pelo CESUSC/SC. Experiência na área de Seguros e Previdência Aberta, bem como em perícias atuariais de diversas Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Atua como Consultor Previdenciário e Atuarial desde 2008 no ramo de Previdência Complementar Fechada e Regimes Próprios de Previdência Social. Exerceu função na área de Seguridade da FAPERS - Entidade Fechada de Previdência Complementar.Professor da Disciplina “Análise de Riscos” e auxiliar da disciplina “Noções Atuariais” do Curso de Pós-Graduação em Demografia e Atuária da UFRN. Curso realizado em Brasília para os Auditores do Ministério da Previdência Social, servidores do RGPS e da Coordenação Geral de Auditoria, Atuária e Investimentos da Secretaria de Previdência Social (SPS). Perito Judicial em diversos processos da área atuarial. Diretor Técnico do Núcleo de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da Lumens Atuarial.

LUCILENE LAZZAROTTI Graduada em Matemática - pela UNC/SC, Pós-graduada em Metodologia do Ensino, especialização em Direito Previdenciário pela UNOESC. CERTIFICADA CPA 20 ANBIMA. Atuou como presidente e gestora financeira do IPRECON/Concórdia-SC, durante 12 anos (Instituto premiado 6 anos consecutivos com o primeiro lugar, no Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária da Aneprem). Integrante do grupo de trabalho-GT Certificação/RPPS constituído pela Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPPS. Atuou também como conselheira da Assimpasc e da Aneprem. Integrante da Comissão julgadora do Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária – Edição 2018.

CARLOS ONEIDE DOS SANTOS Contador, Agente de Arrecadação Fiscal de nível superior do Município de Rosário do Sul e Auditor Contábil da UCCI (Unidade Central de Controle Interno) do Município de Rosário do Sul e atual coordenador da UCCI.

NÚRIA BROLL Sócia da Consultoria financeira para RPPS Referência Gestão e Risco Ltda, fundada em 2011, pioneira na sua área no Estado do Rio Grande do Sul. Em seu portfólio, após sete anos de experiência na área de assessoria para RPPS, contabiliza mais de 170 clientes. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade FARGS; Atua há mais de 9 (nove) anos no Mercado Financeiro (Bancos: Banrisul, Real e Santander); MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FESL em andamento; Certificada CGRPPS; Curso de Autorregulação Bancária; Curso Política de Investimentos; Curso de Compliance; Curso complementar Prevenção a Lavagem de Dinheiro; Curso complementar de Fraude Bancária; Curso complementar de Riscos Operacionais Bancários; Participação no Simpósio – “Cenário Econômico Mundial e Brasileiro e seus efeitos sobre IMA e a Gestão de investimentos dos RPPS”. JOÃO CARLOS ENNES DA SILVA Sócio e Consultor Oficial na CVM da consultoria financeira para RPPS Referência Gestão e Risco Ltda, fundada em 2011, pioneira na sua área no Estado do Rio Grande do Sul. Em seu portfólio, após sete anos de experiência na área de assessoria para RPPS, contabiliza mais de 170 clientes; Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS; Pós-Graduado em Finanças Empresariais pela FGV; Curso administrado ABIPEM/FGV - Análise dos Demonstrativos Econ. Financeiros WorkPlan.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Aos que necessitam de NF, após o pagamento do Boleto gerado pelo site (SYMPLA), encaminhar e-mail com comprovante e dados da Instituição para cursos@lumensatuarial.com.br. Destacar no assunto do E-mail os termos “NF INSCRIÇÃO”.

  • Estudantes de Ciências Atuariais: Teremos 10 inscrições com condições especiais (R$ 25,00) para as primeiras solicitações pelo e-mail cursos@lumensatuarial.com.br. Encaminhe e-mail com seus dados pessoais para reserva da vaga. Destacar no assunto do E-mail os termos “INSCRIÇÃO ESTUDANTE ATUÁRIA”. Após a confirmação da reserva, encaminharemos os dados para depósito bancário.​

LOCAL DO EVENTO

Centro Empresarial Trevisa

Av./Rua:Avenida Padre Cacique Nº 320 - Auditório Trevisa

Bairro:Praia de Belas - Porto Alegre/RS

CEP:90810-240

#RPPS

210 visualizações