• lumensatuarial

Atuários da Lumens realizam 1ª avaliação atuarial do RGPS para o BID

Atualizado: 2 de Out de 2019


No ano de 2018, os atuários da Lumens Atuarial foram contratados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando a proposição de metodologia e elaboração da primeira avaliação atuarial do Regime Geral de Previdência Social, responsável pela seguridade previdenciária de mais de 70 milhões de contribuintes e 25 milhões de benefícios ativos, administrada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O projeto, que iniciou de uma análise profunda do plano de benefícios e do plano de custeio da previdência social, passando por análises estatísticas e tratamento da base cadastral dos aproximadamente 100 milhões de segurados, além de uma revisão das práticas internacionais de apuração de passivo atuarial em regimes de previdência social, contou com a participação de profissionais da Subsecretaria de Regime Geral de Previdência Social, em especial, seu Coordenador Geral, Sr. Alexandre Zioli.


Tratou-se de uma exigência do Tribunal de Contas da União, respaldando-se nas disposições do Artigo 201 da Constituição Federal, o qual traz como diretriz à previdência social a observância de critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial do regime.


Após a apuração dos resultados, os mesmos foram encaminhados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que se encarregará de publicar o passivo atuarial do RGPS, seguindo as normas internacionais (SNA 2008 - System of National Accounts).


A Lumens Atuarial se orgulha de ter participado desse projeto, que fez com que o Brasil passasse a fazer parte de um seleto grupo de países, capazes de apresentar, com transparência, uma análise atuarial de sua previdência social.


0 visualização