top of page

Edição #46 - Publicação 30/04/2026

Logo Iluminando.png
Logo colorida Cultura Lumens.jpg
Logo Lumens interna.jpg
Ativo 3-8.png

quem está ansioso?! faltam 21 dias!

No último encontro presencial, todos receberam um button exclusivo acompanhado do manifesto do Integra.  Bora relembrar? 

"

Manifesto Integra 2026

Nove anos não são apenas um marco no calendário; são o resultado de cada escolha que fizemos até aqui. Ao longo dessa trajetória, consolidamos que o nosso diferencial não está apenas no "o quê" entregamos, mas no "como" agimos.

#JeitoLumens é a nossa assinatura. É a forma como transformamos desafios complexos em clareza, e nossos valores em atitude:

  • É agir com Excelência, porque o rigor técnico é o que sustenta a nossa confiança.

  • É praticar a Solicitude, sendo o apoio pronto que o Time e o cliente precisam.

  • É pautar cada relação na Verdade, com a transparência que o mercado exige e a integridade que o respeito pede.

  • É ter Empatia para enxergar as pessoas que existem por trás de cada número.

  • É viver a Educação, porque o conhecimento compartilhado ilumina cada vez mais espaços.

Completar 9 anos é reconhecer que, enquanto evoluímos, o nosso jeito de ser permanece como o nosso maior patrimônio.

"

Que este Integra seja ainda mais incrível, com muito direcionamento estratégico, alinhamento, energia e a alegria de estarmos todos em um mesmo propósito!

Integra 2026-8.png

Para que tudo ocorra com tranquilidade, anotem os detalhes abaixo:

Hospedagem (Time de BH e Canoas):

 

Vocês ficarão hospedados no Blue Tree Premium Florianópolis.

  • Endereço: R. Bocaiúva, 2304 - Centro, Florianópolis - SC.

 Programação Geral: 

  • DIA 1 (21/05): Nosso encontro será na sede da Quanta.

Endereço: R. São João Batista, 109 - Agronômica, Florianópolis - SC (7º andar, Auditório). 

Obs: Todos se deslocarão para a Quanta por Uber.

  • ​​DIA 2 (22/05): Todos devem se encontrar no Hotel Blue Tree. De lá, seguiremos juntos para o nosso destino surpresa! 🚐

Checklist do Time:

  • ✈️ Passagens: Já foram enviadas no chat. Por favor, confiram todos os detalhes.

  • 🚗 Aeroporto: Ao desembarcarem no aeroporto de Florianópolis, deverá ser utilizado o serviço de Uber para o trajeto até o hotel.

  • 📍 Time de Floripa: Mais detalhes sobre os deslocamentos serão compartilhados no grupo do Teams do escritório.

Fiquem atentos, pois mais orientações serão enviadas pelo #IluminandoExpress. Estamos ansioooosos para essa data especial!

💬 Ficou com alguma dúvida? Chame a Camila no Teams!

Superamos nossa meta de DRAAs!

É com muito orgulho que compartilhamos uma conquista gigante do nosso Time! Alcançamos a marca de 221 DRAAs de RPPSs transmitidos e seus relatórios devidamente encaminhados aos nossos clientes. 

Mais do que transmitir os resultados, nossa missão é garantir a oficialização dessas informações para iluminar a tomada de decisões dos Regimes Próprios de Previdência Social. Por isso, celebramos um crescimento expressivo na nossa trajetória:

  • Meta de assinaturas atingida: 215 municípios já assinaram seus documentos.

  • Comparativo: No ano anterior, havíamos atingido a meta com 187 DRAAs.
     

Esse resultado é fruto da dedicação de cada um de vocês, que transformam números em direcionamentos e garantem um futuro desejável para milhares de segurados em todo o Brasil.

Parabéns, Time! Que venham os próximos desafios.

Luana Schneider no PMO Summit

Luana Schneider, do nosso escritório de Canoas (RS), esteve presente no PMO Summit entre os dias 31/03 a 02/04, representando a Lumens em um dos maiores palcos de gestão de projetos do País.

O objetivo? Trazer luz às novas tendências e boas práticas que fazem a diferença no nosso dia a dia. Entre os temas que movimentaram o evento, ela destacou: Governança e Eficiência, Tomada de Decisão e IA na Prática

A participação da Luana reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo e a busca pela excelência. Todo esse aprendizado já está sendo integrado ao nosso planejamento, garantindo que o Time continue entregando o melhor para nossos clientes.

Lu, obrigada por nos representar e por trazer insights valiosos! 💡

Encontro Estadual de RPPS (ASSIMPASC)

​O Guilherme Walter e o Felipe Santos do escritório de Canoas (RS) representaram o nosso Time nos dias 13 e 14 de abril, durante o Encontro Estadual de RPPS de Santa Catarina, realizado em Balneário Camboriú pela ASSIMPASC. O evento reuniu 170 participantes de 49 RPPS do Estado para momentos de atualização e troca de experiências essenciais para a nossa trajetória.

Nossos atuários conduziram uma palestra técnica sobre Gestão Atuarial, focada nos fundamentos, conceitos e tópicos relevantes da Portaria nº 1.467/2022.

Felipe Matheus dos Santos.png
Guilherme Walter.png

O conteúdo abordou a importância do planejamento, a correta identificação de rubricas de despesas e os principais riscos atuariais que devem ser geridos pelos RPPS. Seguindo nossa missão de transformar números em direcionamentos, a apresentação destacou como a maturidade técnica é fundamental para a busca do equilíbrio atuarial e a sustentabilidade dos regimes.

Foi uma excelente oportunidade de fortalecer nosso compromisso com a educação e a troca de conhecimento com os parceiros de

Santa Catarina!

planejamento estrategico.jpg
Planejamento estrategico 2026_2.png

Este mês vamos falar de um projeto que irá influenciar duas grandes áreas da Lumens: RPPS e EFPC.

Em 10 de abril foi realizado o kick-off do
Projeto NOA (Núcleo de Operações Atuariais), um dos projetos mais inovadores da Lumens Atuarial. A iniciativa nasce com o propósito de criar uma coordenação unificada para todas as operações atuariais recorrentes, equilibrando a carga de trabalho ao longo do ano e organizando a forma como as demandas são conduzidas no dia a dia.

O projeto já conta com governança estruturada, quadro de stakeholders estabelecido, rituais que já estão em andamento e seguirá com um grande compromisso: equilíbrio. Ou seja, avançaremos as ações sempre de forma dinâmica, as necessidades e problemas identificados ao longo do caminho, a qualidade das entregas e os prazos estabelecidos e aprovados pela diretoria.

Nas próximas edições do Iluminando e, principalmente, no Integra 26, você conhecerá mais a fundo do que se trata o projeto, suas etapas e os planos de médio e longo prazos.

Aniversariantes de casa!

Nos últimos meses celebramos 1 ano de Danielly Valério de Lima e 1 ano de Nicolas Cimarosti! 😍
 

Parabéns e obrigada pelo comprometimento e dedicação ao nosso propósito de iluminar tomadas de decisão todos os dias! 🙏💜

Parabéns aos “Lumensversariantes”!🥳

Danielly - Triangulo.png
Nicolas - Triangulo.png
Ativo 3.png

Próximas datas importantes

Calendário.png

01/05
11/05
21/05 22/05 23/05
31/05

04/06
23/06
30/06

Feriado Dia do Trabalhador
🎉Marco Susin Malta
1º Dia: Integra Lumens 2026 e X Reunião Geral
2º Dia: Integra Lumens 2026

🎉Felipe dos Santos
🎉Camila Ventura
Feriado Corpus Christi
👥 Encontro Presencial
🎉Bruno Azevedo Maia

Melhores momentos
do nosso 
encontro mensal

Abril trouxe mais um encontro mensal em nossos escritórios! Estarmos juntos é sempre uma oportunidade valiosa para fortalecer nossos laços e alinhar nossa trajetória.

Além da troca de experiências, aproveitamos para celebrar a vida de quem constrói a Lumens Atuarial ao nosso lado todos os dias: Caroline (Canoas), Lucas (Floripa) e Marco Rasoppi (Floripa)! 🥳


Confira os registros! 📷

WhatsApp Image 2026-04-23 at 13.12_edite
Image (5).jfif
face-with-party-horn-and-party-hat_1f973 (1).png
Image (7).jfif
Image (8).jfif
Image (6)_edited.png
purple-heart_1f49c (1).png
Image (2)_edited.png
grinning-face-with-star-eyes_1f929.png

Por último, mas não menos importante. Uma dose de humor.

Tirinha 2.png

Valores Lumens Atuarial

EXCELÊNCIA
VERDADE
EMPATIA
SOLICITUDE
EDUCAÇÃO

NOSSA FORÇA, NOSSO TIME.

Logo Cultura amarelo e branca.png
Logo Lumens branca.png

🔐 Este material é uma comunicação exclusivamente interna da Lumens.

Solicite seu Diagnóstico

Selecione o assunto

Onde estamos

Canoas/RS
Rua Doutor Barcelos, nº 1135, Sala 203 A

Centro - Canoas/RS - CEP 92310-200

(51) 3032-7740

Florianópolis/SC

Rua Santa Luzia, nº 100, Salas 804 a 806
Trindade - Florianópolis/SC - CEP 88036-540
(48) 98859-7600

Belo Horizonte/MG

Rua Bernardo Guimarães, nº 245
Funcionários - Belo Horizonte/MG  - CEP 30140-080

(31) 3010-7243

Logomarca Lumens Atuarial® RGB-20.png
bottom of page